Saltar AcessoSaltar Comunidade SIMULAB: Visão 2016

Comunidade SIMULAB: Visão 2016

Faça parte do Grupo de Pesquisas SimuLab. Conheça e adote os métodos Indutivos SimuLab de aprendizagem vivencial: Laboratório de Gestão (jogo de empresas com pesquisa); AcP - Aulas com problemas. Produza pesquisas inéditas ou replique estudos em sua IES.

Acesse a disciplina Comunidade Simulab: visão 2016 e faça o requerimento da senha de acesso para asauaia@usp.br

Saltar Menu PrincipalSaltar Precisa de ajuda?

Precisa de ajuda?

Envie um e-mail para asauaia@usp.br ou suporte@simulab.com.br
Saltar Laboratório de Gestão 3a. Edição: Maio/2013

Laboratório de Gestão 3a. Edição: Maio/2013

Saltar SIMULAB Links

O SIMULAB

Operação: Está sediado na FEA/USP/SP - Sala G-160, departamento de Administração, área de Economia das Organizações, reunindo-se toda 2a. quinta-feira do mes. Está ampliando seu alcance nas 27 capitais brasileiras por meio de parcerias com IES, públicas e privadas, e com organizações interessadas em educação vivencial.

Os resultados das pesquisas iniciais foram publicados em 1990 na dissertação de mestrado de Antonio Sauaia: Jogos de Empresas: tecnologia e Aplicação. Após ministrar por anos disciplinas de jogos de empresas (1990 a 1995) na graduação, pós-graduação e extensão, Sauaia produziu sua tese de doutorado em 1995:Satisfação e Aprendizagem em Jogos de Empresas: contribuições para a Educação Gerencial. Decorridos 11 anos de estudos e pesquisas, Sauaia publicou em 2006 sua tese de livre-docência por meio da qual examinou as fontes de valor nas organizações indicadas no título do estudo: Lógica Econômica, Raciocínio Estratégico e Evolução Organizacional: além das regras do Jogo de Empresas.

Duas décadas de atividades acadêmicas cunharam o conceito de Laboratório de Gestão, um ambiente de educação e pesquisa que descreve uma nova forma de uso dos Jogos, que ampliou a tradicional e ajustou-se às exigências de pesquisa e publicações. Este é o tripé conceitual em que se baseia o Laboratório: simuladores organizacionais (casos empresariais que descrevem por meio de regras econômicas as diversas áreas funcionais), jogos de empresas (tomada de decisão em grupo, sob incerteza), pesquisa aplicada (teórica ou empírica, em Economia, Administração e Contabilidade). O livro sobre o tema publicado em Abril de 2008 teve sua segunda edição lançada em Abril de 2010.

Diversos estudantes, pesquisadores e profissionais têm buscado orientação junto ao SIMULAB, na graduação (TCC e bolsas PIBIC) e na pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado), e no treinamento docente (IES e organizações), contribuindo para o avanço das linhas de pesquisa.

O grupo SIMULAB está em expansão. O novo Portal SIMULAB lançado em 2010 dará o suporte às atividades de EaD. Está previsto o lançamento da Revista SIMULAB, um meio eletrônico para os interessados nas linhas de pesquisa se aproximarem e compartilharem seus estudos e avanços.

Cadastre-se já e participe. Torne-se membro da Comunidade SIMULAB. Conheça mais visitando também a Plataforma LATTES, CNPq.

Saltar Seminário Mensal SimuLab - FEA/USP/SP - Sala C-08

Seminário Mensal SimuLab - FEA/USP/SP - Sala C-08

 O grupo de pesquisas SimuLab, sediado na FEA/SP e certificado pela USP desde 2002 opera orientando, realizando e publicando estudos em três linhas de pesquisas:
1. Simuladores organizacionais – artefatos descritos por meio de regras econômicas;
2. Métodos ativos de educação gerencial – processos de tomada de decisão em grupos de competição, sob incerteza;
3. Estudos comparados de Economia e Estratégia – análise comparada do desempenho de países e organizações.

Compareça e traga seus convidados.
Saltar Vídeos de OficinasSaltar Calendário

Calendário

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 Hoje sexta, 21 julho 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31      
Saltar Usuários Online

Usuários Online

(últimos 5 minutos)
Nenhum
Saltar NÚCLEO ESPIRAL: Responsabilidade Social

NÚCLEO ESPIRAL: Responsabilidade Social

Resiliência, JUNG, Corpo simbólico, Vivência e Grupos: os 5 pilares do método Espiral. Sócio-educação para a prevenção da violência contra crianças e adolescentes
Núcleo Espiral
Clique na imagem, para doar e participar.