Saltar AcessoSaltar Comunidade SIMULAB: Visão 2024

Comunidade SIMULAB: Visão 2024

Faça parte do Grupo de Pesquisas SimuLab. Conheça e adote os métodos Indutivos SimuLab de aprendizagem vivencial: Laboratório de Gestão (jogo de empresas com pesquisa); AcP - Aulas com problemas. Produza pesquisas inéditas ou replique estudos em sua IES.

Acesse a disciplina Comunidade Simulab: visão 2023 e faça o requerimento da senha de acesso para asauaia@usp.br

Saltar Menu PrincipalSaltar Precisa de ajuda?

Precisa de ajuda?

Envie um e-mail para asauaia@usp.br ou suporte@simulab.com.br
Saltar Laboratório de Gestão 3a. Edição: Maio/2013

Laboratório de Gestão 3a. Edição: Maio/2013

Saltar SIMULAB Links

O SimuLab

Operação: Está sediado na FEA/USP/SP - Sala G-160, Departamento de Administração, área de Economia das Organizações, reunindo-se toda 2a. quinta-feira do mês. Está ampliando seu alcance nas 27 capitais brasileiras por meio de parcerias com IES, públicas e privadas, e com organizações interessadas em educação vivencial.

Os resultados das pesquisas iniciais foram publicados em 1990 na dissertação de mestrado de Antonio Sauaia: Jogos de Empresas: tecnologia e Aplicação. Após ministrar por anos disciplinas de jogos de empresas (1990 a 1995) na graduação, pós-graduação e extensão, Sauaia produziu sua tese de doutorado em 1995: Satisfação e Aprendizagem em Jogos de Empresas: contribuições para a Educação Gerencial. Decorridos 11 anos de estudos e pesquisas, Sauaia publicou em 2006 sua tese de livre-docência por meio da qual examinou as fontes de valor nas organizações indicadas no título do estudo: Lógica Econômica, Raciocínio Estratégico e Evolução Organizacional: além das regras do Jogo de Empresas.

Duas décadas de atividades acadêmicas cunharam o conceito de Laboratório de Gestão, um ambiente de educação e pesquisa que descreve uma nova forma de uso dos Jogos, que ampliou a tradicional e ajustou-se às exigências de pesquisa e publicações. Este é o tripé conceitual em que se baseia o Laboratório de Gestão: simulador organizacional (caso empresarial que descreve por meio de regras econômicas as diversas áreas funcionais), jogo de empresas (tomada de decisão em grupo, sob incerteza), pesquisa aplicada (pesquisa-ação teórico-empírica, em Economia, Administração e Contabilidade). A primeira edição do livro-texto foi publicada em Abril de 2008. A segunda edição lançada em Abril de 2010 e a terceira edição em 2013.

Diversos estudantes, pesquisadores e profissionais têm buscado orientação junto ao SimuLab, na graduação (TCC e bolsas PIBIC) e na pós-graduação (mestrado, mestrado profissional, doutorado e pós-doutorado), e no treinamento docente (IES e organizações), contribuindo para o avanço das linhas de pesquisa.

O grupo SimuLab está em expansão. O novo Portal SimuLab lançado em 2010 dá suporte às atividades de EaD. Está previsto o lançamento da Revista SimuLab, um meio eletrônico para os interessados nas linhas de pesquisa se aproximarem e compartilharem seus estudos e avanços.

Cadastre-se já e participe. Torne-se membro da Comunidade SimuLab. Visite também a Plataforma LATTES, CNPq.

Saltar Seminários SimuLab - FEA/USP/SP

Seminários SimuLab - FEA/USP/SP

O jogo acabou?

Não basta saber!

Com o conhecimento ...

Há algo a fazer!

O grupo de pesquisas SimuLab, sediado na FEA/SP e certificado pela USP desde 2002 oferece apoio metodológico e suporte tecnológico para IES em três linhas de pesquisas:

1. Simuladores organizacionais – artefatos descritos por meio de regras econômicas;
2. Métodos ativos de educação gerencial – processos de tomada de decisão em grupos de competição, sob incerteza;
3. Estudos comparados de Economia e Estratégia – análise comparada do desempenho de países e organizações.

Torne-se um parceiro você também e compartilhe com outros interessados.
Saltar Calendário

Calendário

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 Hoje segunda, 29 abril 29 30     
Saltar Usuários Online

Usuários Online

(últimos 5 minutos)
Nenhum
Saltar NÚCLEO ESPIRAL: Responsabilidade Social

NÚCLEO ESPIRAL: Responsabilidade Social

Resiliência, JUNG, Corpo simbólico, Vivência e Grupos: os 5 pilares do método Espiral. Sócio-educação para a prevenção da violência contra crianças e adolescentes
Núcleo Espiral
Clique na imagem, para doar e participar.